terça-feira, 28 de junho de 2011

Battlefield 3 - Prévia

fonte Gametv, data 13:15 (3 horas atrás) editar remover


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melodia com os ruídos estourados e abafados era categórica: "Lá vem mais coisa de Battlefield 3". A "música tema" do novo título da franquia já se tornou quase uma piada para os fãs, porque até pouco tempo atrás, os trailers traziam mais de 1 minuto (de dois ou três no total) só com esse barulho em destaque. Durante a E3 2011, os caras apagaram um pouco essa mágoa com novas cenas do jogo e duas demonstrações em tempo real.

A primeira demonstração do jogo aconteceu durante a conferência da EA, na segunda-feira pré-E3. No telão, um exército de tanques avançava em direção a uma cidade que podia ser completamente destruída. O cenário era imenso e fazia tudo parecer demorado demais, entediante até. Mas como os produtores avisaram, a ideia geral daquela amostragem era exatamente essa, de mostrar a imensidão dos mapas do jogo - e ainda comentaram que até seis pessoas poderiam andar juntas e realizando funções diferentes dentro do veículo.

Já na E3 propriamente dita, fomos até o estande da Eletronic Arts e assistimos à uma apresentação dirigida por Lars Gustavsson, Multiplayer Leader Developer, que tentou nos mostrar o quão importante vai ser montar um time equilibrado para enfrentar as partidas multiplayer do jogo.

Ao todo são quatro classes que você pode escolher antes de uma partida. Cada uma com suas habilidades especiais pré-determinadas. A questão de posicionamento também afetará diretamente o sistema de classes, afinal, não dá para colocar um atirador de elite na linha de frente e encarar cara a cara osadversários. Soldados com habilidades médicas, engenheiros mecânicos, classe de suporte e atiradores de elite, essas são basicamente as classes de Battlefield 3.

Apesar da demo oferecida aos visitantes da E3 não possuir nenhum veículo, Lars disse que carros, tanques, aviões, helicópteros e outros apetrechos serão importantíssimos durante as campanhas. Nem veículos, tampouco os equipamentos estavam liberados para o livre manuseio. À nossa disposição, cada classe vinha montada de forma a elevar um pouco mais o nível das partidas. Lars disse durante a apresentação que todo o equipamento terá suporte para personalização.

O mapa escolhido foi a invasão da cidade de Paris. Ao fundo, a majestosa Torre Eiffel, barulho de bombardeios e muita fumaça espalhada pela primeira parte do cenário. Aliás, palmas para a Frostbite2, engine responsável por toda a qualidade visual de Battlefield 3. Com ela é possível criar mais pontos de luz, trabalhar melhor as texturas, remodelar a física do jogo, deixando-a mais parecida com a do mundo real. Os desevolvedores de BF3 conseguiram explorar bem os novos recursos do sistema, ao contrário de Need for Speed: The Run, que também usa a Frostbite2, mas não impressiona tanto.

E como mostrado na demonstração com os tanques, os mapas de BF3 são muito grandes. Foram quase 2 minutos andando pelas ruas desertas de Paris até o time verde se encontrar com o time vermelho em um combate no que sobrou dos túneis do metrô da cidade. A variação entre a claridade e a escuridão dos túneis ficou muito bem representada, com aquela vertigem característica da pessoa que passa por essa sensação verdadeira.

Mirar e atirar em Battlefield 3 é uma experiência quase inédita. O realismo do solavanco que a arma gera ao disparar um projétil é bastante diferente de qualquer jogo que está no mercado. O barulho das armas, o jeito que o personagem a carrega, tudo faz parecer que é a primeira vez que jogamos um FPS (first person shooter) na vida.

Com a promessa do próprio Lars Gustavsson do modo Deathmatch para as partidas multiplayer, mais essa nova engine Frostbite2 que trará um realismo inédito ao gênero, Battlefield 3 chega ao mercado no dia 25 de outubro de 2011.

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