quinta-feira, 22 de setembro de 2011

YouTube lança conversor online para criação de vídeo 3D

fonte GameVicio


Pode parecer apenas mais um programa simplista que edita vídeos. Na prática é. Mas o editor de vídeos online do Youtube, lançado nesta semana, representa muito mais no mercado virtual.

A nova ferramenta do Google é uma resposta tardia ao Windows Movie Maker, da Microsoft. A eficácia dos dois serviços é a mesma, porém a novidade do Youtube é mais simples.

Hoje, uma esmagadora parte dos vídeos do Youtube, sobretudo os uploads de músicas, são editados e montados via Windows Movie Maker. Em caso de insatisfação, os utilizadores teriam necessariamente que cancelar o link no site do Google e retornar ao WMM para começar do zero.

O novo recurso do Youtube permite retirar partes, incluir novos efeitos, ajustarcores e contrastes e até acrescentar novas faixas de som ao vídeo, entre outras funcionalidades, sem prejudicar os conteúdos guardados na página original do Youtube onde estariam alojados.

Ou seja, a identificação do utilizador, os comentários ou vídeos relacionados são mantidos depois de inúmeros ajustes como, por exemplo, no brilho da imagem, no contraste, na saturação, no corte e na aplicação de efeitos.

Mas há regras. São aceitos vídeos que tenham mais de mil visualizações ou que tenham alguma reivindicação de conteúdo, a não ser que sejam guardados num novo endereço.

Como funciona a ferramenta

Em seu blog oficial, o Google explica em um pequeno tutorial como funciona o novo recurso de edição de vídeos. Assim que o usuário, devidamente cadastrado, posta um vídeo, há ao lado o botão "editar".

A aventura começa com uma espécie de piloto automático. O botão "estou com sorte" regula as cores automaticamente. Também é possível fazer isso de forma manual, mas a opção é recomendada apenas para quem tiver certo domínio em edição de vídeos.

Se o usuário quiser ter maior controle sobre as operações, há funções para girar o quadro, corrigir cenas tremidas, clarear as sombras e ajustar a saturação de cores.

Há, também, uma série de efeitos que podem ser aplicados às imagens. É possível testar tons de sépia, aparência antiga ou converter os filmes para o clássico branco e preto.
No final, o botão "salvar" precisa ser clicado para aplicar as mudanças aos vídeos online. Mas se o resultado não foi o esperado, é possível retornar ao vídeo bruto ou continuar de onde a edição parou.

Apenas o básico

A ferramenta do Youtube não deve ser encarada como um editor profissional. É básico e, por isso, não conta com vários recursos presentes em ferramentas específicas de edição de vídeo.

O recurso já vinha sendo testado desde o ano passado, mas começou a funcionar apenas nesta semana com a promessa de, em pouco tempo, estar disponível no mundo todo. O Brasil já tem a sua versão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário